Tipos de processos para você reconhecer sua Cidadania Italiana
Cidadania Italiana via Administrativa
O pedido de reconhecimento da cidadania italiana via administrativo (presencial), é feito diretamente na Itália. Para isso, é preciso viajar para a Itália e fixar residência no país. Depois disso, é só dar entrada com a documentação no Comune onde você se instalou. A residência precisa ser específica para a cidadania, não é possível usar nenhum tipo de plataforma de locação.
Chegando na Itália, existem alguns processos a serem realizados, como por exemplo o pedido de Codice Fiscale que é uma das exigências para dar prosseguimento ao protocolo.
Depois de dada entrada na documentação junto a Comune, o vigile (um fiscal) deve ir até a sua residência para confirmar que você vive no endereço informado. Você então receberá uma carta de confirmação do seu endereço e poderá prosseguir com o processo de reconhecimento da cidadania italiana. O prazo legal para este processo é de até 180 dias.
Cidadania Italiana via Judicial
Já o processo de reconhecimento da cidadania via judicial acontece independente de onde o requerente está no mundo, sem a necessidade que o mesmo esteja ou viaje para a Itália.
O processo de montagem de pasta também será realizado inteiramente por nossa equipe, e será protocolado através dos nossos advogados italiano que irão lhe representar no dia da
audiência de homologação. Este processo acontece com o tempo médio dentro do prazo de 8 a 18 meses.
Cidadania Italiana via Materna
Se sua descendência for materna e a mulher na sua linha de ascendência teve filhos antes de 01/01/1948. Seu processo precisa ser via judicial.
Cidadania Italiana Trentina
Cidadania para descendentes que imigraram da região de Trento precisa ser via judicial. E desde que o Italiano tenha nascido depois de 1920.